quinta-feira, 13 de março de 2014

"Visões - o interior do olho humano" exposição


  

Até 29 de junho, há uma exposição que lhe
vai mostrar o interior do olho humano. Veja a fotogaleria.

São 46 fotos do olho humano escolhidas entre três milhões e foram tiradas pelo equipamento de diagnóstico do Centro Cirúrgico de Coimbra, que é dirigido por António Travassos, um dos maiores especialistas mundiais na cirurgia ocular.

A mostra, chamada "Visões - o interior do olho humano", tem percorrido várias cidades do país, mas chega agora em versão renovada ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, onde vai estar aberta ao público até 29 de junho, entre as 10h00 e as 170hh de terça a sexta-feira e das 11h00 às 18h00 ao fim de semana.

Na exposição foram criados vários percursos do interior do olho humano, é explicada a importância da luz e da cor no processo da visão, são dados a conhecer os compromissos entre luz, sinais e cérebro humano, enfim, são revelados os códigos do funcionamento dos nossos olhos quando estão saudáveis ou doentes.

As fotos, tiradas graças a tecnologias sofisticadas como a retinografia, a angiografia ou a tomografia de coerência ótica, foram digitalizadas, acopladas à informática e à luz, emitida ou não por lasers, e associadas a imagens e objetos da natureza ou construídos pelos humanos que nos são familiares.

E tudo isto fazendo uma ponte original entre a ciência e a arte para conhecermos melhor aquilo a que muitos chamam "as janelas da alma".

Sem comentários:

Enviar um comentário